Praia Brava ou Praia do Corrêa?

Publicado em Praia Brava

Recebi o texto abaixo por email em 1º de dezembro de 2011 do Escritor Isaque de Borba Corrêa:

“Li as suas explicações acerca dos nomes Brava e Amores. Na minha opinião esse nome “Praia dos Amores” é no fundo um nome pejorativo, haja vista as “putarias” que acontecia, em especial na Prainha (Praia do Corrêa) e Praia do Buraco. (Q.V. mapa de 1967 – BC e de Silveira Junior -1951) Como essa cidade sempre foi administrado por gente que nunca teve identidade cultural nenhuma com a nossa cidade, os nome originais para eles não significam nada. Ai qualquer abobado que coloca um nome, é aceito com a maior naturalidade em detrimento aos nomes originais.

Concluindo, acabaram institucionalizando a parte balnear da Brava com sendo a dos amores. Menos mal, para Balneário, pois empurrou para um pouco mais longe, esse nome que esconde a pejoratividade das sacanagens que até hoje permanecem.

Outro exemplo é a Praia do Coco. Coisa de um abobado que botou esse nome e acabou se espalhando e que de fato ninguém sabe onde é, mas que geralmente é atribuída à do Buraco, que por influência do forte empreendimento ali, o nome original “Buraco” está prevalecendo.

A Santa Clara, antigamente se referia, mais ao lugar – digamos a parte alodial da Praia Brava, ou seja a parte mais ao oeste – a praia em si não era tida como “Praia Santa Clara” mas sim todo aquele tabuleiro que dá acesso à praia Brava, pela parte mais ao norte.

Vamos valorizar a nossa história, nossa cultura, prestigiando os nomes originais.

Muito obrigado

Isaque de Borba Corrêa
Escritor”

Abaixo, o mapa referido acima, enviado pelo próprio Isaque (clique para ampliar):

Mapa de Balneário Camboriú de 1967

Mapa de Balneário Camboriú de 1967

Comentário

Concordo com o leitor Isaque quanto à preservação de nossa história e cultura.

Particularmente, MUITO particularmente, não vejo nada demais quanto ao nome Praia dos Amores, mesmo apesar dessas putarias que ocorriam no local. Querendo ou não, isso faz parte da natureza humana e o que chamamos de “putaria” já ditou e definiu o rumo da história por vezes e vezes ao redor do mundo. Aqui não foi diferente.

Quanto ao termo “Santa Clara”, tenho um mapa antigo aqui de Itajaí, da década de 80/90 onde consta o termo “Balneário de Santa Clara”, o que justificou meu comentário no texto sobre a história da Praia Brava. Contudo, entendi perfeitamente o comentário do leitor Isaque Corrêa e o agradeço por permitir publicá-lo aqui.

Tags: ,

Deixe um comentário

Copyright 2008 - 2017 PraiaBrava.info - Destinos de Santa Catarina - Litoral do Paraná - Frases Engraçadas - Kitnet em Itajaí